Guia de destino: Punta del Este

Principal destaque turístico do Uruguai, Punta del Este é um balneário muito movimentado pertencente ao departamento de Maldonado. Pode ser considerado Mônaco da América do Sul, por ser muito luxuoso, badalado e caro.

Todo mundo que está por lá, seja morador ou turista, aproveita muito o calor e as atrações ao ar livre. A cidade é cheia de uruguaios, argentinos e brasileiros do sul com suas garrafas térmicas na mão, prontos para curtir as ruas e o visual das praias. O lugar proporciona opções diversas, das mais simples até as mais luxuosas.

Localizado no território uruguaio onde o Rio da Prata se encontra com o Oceano Atlântico, Punta del Este é ideal para passar um período de férias. Com toda a certeza, é uma cidade cheia de possibilidades.

Punta del Este

  • Quando ir?

A melhor época para visitar Punta del Este é no verão, sem dúvida. Nesta época a cidade está movimentada e a todo vapor. Os hotéis estão cheios, todos os restaurantes abertos e as praias lotadas. Já no inverno, tudo isso é diferente. Muitos estabelecimentos e hotéis fecham e você não encontrará turistas, apenas moradores locais.

A temperatura média no inverno é de 11 graus. Já no verão, sobe para 20. As chuvas são bem distribuídas durante o ano, não existem meses mais ou menos chuvosos.

Se você não gosta de movimento muito intenso, é aconselhável visitar a cidade em dezembro, fevereiro ou março. Janeiro é o mês mais movimentado.

Mesmo indo no verão, não esqueça um casaco. É um lugar que venta muito, fazendo com que alguns momentos do dia sejam mais frescos.

  • Onde ficar?

Os dois locais mais comuns de hospedagem são La Barra e Punta del Este. É importante decidir qual dos dois se encaixa melhor com a sua necessidade. Existem várias opções como hotéis, casas, apartamentos e hostels.

Os principais pontos turísticos, a maioria dos hotéis e restaurantes e a melhor estrutura turística ficam em Punta del Este. Também é lá que fica o porto e onde o rio se encontra com o mar. A principal via é a Avenida Gorlero, se ficar perto dela, não dependerá de transporte.

Já La Barra é conhecido pela vida noturna e ambiente descolado. É um lugar onde os jovens curtem as praias durante o dia e os bares durante a noite. A principal rua é Ruta 10. Se você ficar em La Barra, é importante estar de carro, desta forma você poderá ir até Punta que fica a 10 Km de distância.

Evite fazer reservas de última hora, pois as opções de hospedagem não são muito baratas. Outra opção é o Airbnb, para quem prefere ficar em um apartamento com preço mais em conta.

Punta del Este

  • Onde comer?

Punta del Este possui muitas opções para comer, sempre existe a dúvida para escolher o melhor local. O lado negativo é que os preços não são muito baratos, principalmente nos locais mais badalados. Fique atento para que isso não pese demais no orçamento.

Os principais pratos são carnes, peixes e frutos do mar. Para beber, um vinho sempre é uma boa pedida.

Uma dica importante é olhar o cardápio antes de entrar no restaurante, quase todos possuem um do lado de fora. Isso ajuda muito na hora de decidir. É bom você estar consciente dos preços altos de Punta, caso contrário, não irá se divertir tanto.

  • Dicas
  1. Brasileiros podem entrar no Uruguai apenas com o RG, não é necessário passaporte nem visto. Isso porque o país faz parte do Mercosul.
  2. Fique atento aos preços. O local é considerado destino de luxo na América do Sul. Hospedagem em um bom hotel ou comer em bons restaurantes custa caro.
  3. Não é difícil se comunicar. Muitos estabelecimentos estão acostumados com turistas brasileiros.
  4. Andar pela cidade não é perigoso, mesmo que seja até altas horas. O Uruguai é um dos países mais seguros da América do Sul.
  5. Os endereços são um pouco diferente do que estamos acostumados no Brasil. Casas e prédios têm nomes, e não números.
  6. Sempre leve um casaco, porque é muito comum ventar na cidade. Alguns períodos do dia são mais frescos, inclusive no verão.

 

Fonte: Melhores Destinos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *