Guia de destino: Montevidéu

Maior cidade do Uruguai, Montevidéu se destaca pelo passado histórico, qualidade de vida, educação no trânsito e limpeza das ruas. É uma cidade muito tranquila e arborizada, perfeita para caminhar. Pode-se observar o Rio da Prata e também caminhar no centro histórico, onde o antigo e novo se misturam.

O ponto principal do centro é a Plaza Independencia. Por perto também estarão o Teatro Sólis e a Puerta de la Ciudadela, que é um portal que restou da época colonial, quando ainda havia um muro de proteção pela cidade. Você também poderá caminhar pela 18 de Julho observando os prédios antigos.

Montevidéu é perfeita para apreciar uma boa culinária. Lá você encontrará e se deliciará com a parrilla do Mercado del Puerto, os alfajores e o famoso doce de leite uruguaio.

Montevideo

  • Quando ir?

A capital uruguaia é uma cidade com as quatro estações muito bem definidas, ou seja, faz frio no inverno e calor no verão. Você pode decidir o que prefere.

No verão, a média de temperatura é de 21 graus, já no inverno, cai para 11. No geral, temos uma média para o ano de 17 graus com chuvas bem distribuídas durante todo o período.

Independente da estação e época do ano que você resolver viajar, leve um agasalho. Frentes frias são comuns e podem aparecer.

No início de fevereiro e meio de março ocorrem muitas festividades de carnaval. O Uruguai possui o carnaval mais longo do mundo, durando 40 dias. Nesse período, desfiles e apresentações teatrais acontecem em várias cidades. No dia 24 de agosto ocorre a noite da nostalgia, onde as pessoas saem para dançar músicas retrô.

  • Onde ficar?

No momento de planejar sua viagem para Montevidéu, é preciso analisar duas áreas de hospedagem, o centro e a orla. Esses são os dois principais polos hoteleiros.

No centro você encontrará muito comércio e escritórios, com hotéis mais baratos. Lá também estão os principais pontos turísticos da cidade. É recomendado para quem viaja a trabalho, porque deixa um pouco a desejar no período da noite. Se optar por esta área, dê preferência para hotéis próximos ao Teatro Sólis e a Plaza Independencia.

A orla é uma região mais residencial e arrumada, com muitos bares e restaurantes. Os principais bairros desta área são Punta Carretas e Pocitos. Em Punta Carretas há um shopping homônimo com excelente estrutura. Já em Pocitos, você curtirá mais a noite. Se hospedando na orla, leve em consideração que precisará de transporte para o centro algumas vezes, mas fique tranquilo, as corridas de táxi em Montevidéu são baratas.

Os valores dos hotéis são muito semelhantes aos praticados nas capitais brasileiras.

Montevideo

  • Onde comer?

Comer bem é um dos atrativos da capital uruguaia. Encontrar bons restaurantes não é difícil e os preços são muito parecidos com os praticados nas capitais brasileiras.

O principal prato é a parrilla servida com chimichurri e batatas fritas.

Para um lanche, você pode pedir um chivito, sanduíche feito com carnes e muitos acompanhamentos. A versão mais famosa é o chivito canadense.

Para sobremesa, aproveite o doce de leite e o alfajor uruguaio.

Fique atento ao trazer doce de leite para o Brasil. Ele é proibido e pode acabar sendo descartado na fiscalização. Dê preferência aos alfajores, que não sofrem a mesma restrição.

Montevideo

  • Dicas
  1. Brasileiros podem entrar no Uruguai apenas com o RG, não é necessário passaporte nem visto. Isso porque o país faz parte do Mercosul.
  2. A moeda utilizada é o peso uruguaio.
  3. Tenha notas pequenas para pagar táxi e ônibus, nem sempre os motoristas possuem troco.
  4. Montevidéu é uma cidade tranquila, porém tenha sempre cuidado ao caminhar por algumas regiões durante a noite, principalmente na cidade velha.
  5. Leve sempre agasalhos. O inverno é rigoroso, com muito vento e temperaturas amenas.
  6. Ao utilizar um táxi, procure sempre informar ao motorista pontos de referência do local de destino. Como Montevidéu é uma cidade grande, é muito difícil que o motorista saiba nomes e números de ruas.

 

Fonte: Melhores Destinos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *