Cinco motivos pelos quais viajar traz mais felicidade do que bens materiais

O psicólogo Thomas Gilovich realizou um estudo dizendo que acumular dinheiro para investir em experiências inesquecíveis traz mais satisfação do que comprar bens materiais. Segundo ele, o caminho para a felicidade tem muito a ver com as viagens e momentos memoráveis.

Viajar

Para comprovar essa teoria, Gilovich montou uma lista com cinco razões pelas quais viajar é melhor do que comprar e acumular bens materiais:

  • Viajar muda sua concepção do mundo e abre a sua mente

Conhecer outras línguas e culturas expande o nosso pensamento e nos faz ver as coisas de maneira diferente da qual estamos acostumados. Nada disso é possível se estivermos parados sempre no mesmo lugar. Novas experiências de vida nos trazem perspectivas diferentes sobre o mundo e nos motivam a superar obstáculos.

  • Viajar te ensina a desapegar

A vida é passageira, fato. Não podemos decidir quanto tempo tempos. Descontar as frustações gastando muito dinheiro em compras, só faz com que a situação piore no momento percebemos o rombo no orçamento.

Isso não ocorre com viagens, já que dificilmente você se arrependerá de uma. A libertação ou desapego já começa no momento em que deixamos as coisas em casa e partimos para uma aventura.

  • A experiência de uma viagem fica para sempre

Qualquer coisa que você compre tem prazo de validade. Com o tempo, estragam, quebram ou simplesmente perdem a graça. Enquanto isso, uma viagem fica na memória para sempre e nos traz felicidade com a lembrança, além do sentimento de querer mais. Isso não tem preço.

Viajar

  • Viagens não podem ser comparadas

Uma viagem jamais vai ser igual à outra que você tenha feito no ano anterior, seja ela curta ou longa, nacional ou internacional. Sempre haverá uma forma diferente de aproveitar o destino. Se você compra algum bem material, independente do investimento, logo estará cansado dele e em pouco tempo ficará desatualizado e desvalorizado.

  • Viajar aproxima os casais e as pessoas

Independente de visitar um destino sozinho ou acompanhado, você nunca voltará a mesma pessoa. Se for um casal, fugir da rotina é benéfico. Se for uma família, todos acumularam lembranças e se aproximarão mais. Se for sozinho, irá conhecer pessoas novas e trocar experiências. É difícil voltar de uma viagem e não se sentir melhor. Já os bens materiais, muitas vezes viram motivo de inveja e brigas.

Viajar

 

Fonte: Hypeness

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *